Dotada de um caráter transversal, sua principal característica é o diálogo contínuo com os demais órgãos do Governo do Estado. A COJUV-PI, busca em sua missão, “planejar, coordenar, fomentar, executar e monitorar políticas públicas articuladas de forma transversal para os jovens de todos os territórios de desenvolvimento do Estado, viabilizando a participação dos jovens nas decisões e consolidação de sua cidadania ”. O Estado realizaria isso de maneira integrada com as demais secretárias do Estado, tais como Educação, Saúde, Prevenção às Drogas, Políticas para as Mulheres, dentre outras.
Nos últimos anos, a COJUV-PI realizou diversas ações no sentido de fomentar os direitos preconizados pelo Estatuto da Juventude (Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013), estimulando a criação de Conselhos Municipais de Juventude e dos Planos Municipais de Juventude. Juventude nas cidades do Piauí. Além disso, a COJUV-PI tem uma série de projetos que, de modo educativo, auxiliam na prevenção de problemas que ainda vitimam a juventude no país e no estado. A coordenadoria atua nos dois territórios de desenvolvimento do estado, sobretudo naquelas localidades onde as pessoas têm maior dificuldade de acesso aos serviços públicos.
Em 2023, a COJUV-PI passa por um intenso processo de reorganização e adequação de seus programas e projetos para melhor atender a intensa demanda de políticas públicas externas para a juventude no estado. Sob nova gestão, o objetivo é de planejar ações da coordenadoria de forma integrada, com outros setores, órgãos do estado e com organizações de juventude que possam agregar valor às ações do estado frente aos desafios da juventude atual.